quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Minha experiência no PIMS

Oi meninas, tudo bem? Já tinha comentado aqui no blog, mas vou contar outra vez. Fui para Minas Gerais esse final de semana para fazer um vestibular que é um pouco diferente. Ao invés de você fazer uma prova com a matéria dos três anos do ensino médio você faz uma prova em cada ano e esse ano eu fiz a primeira prova com a matéria do primeiro ano.
Foram três dias de prova:
  • Primeiro dia: 40 questões objetivas (5 de cada matéria)
  • Segundo dia: 2 questões discursivas de 4 matérias (matemática, química, português e geografia)
  • Terceiro dia: 2 questões discursivas de 4 matérias (literatura, física, história e biologia)

Eu não sabia onde era a sala, mas eles são muito organizados, o que me surpreendeu. Cheguei lá 1:30 mais cedo no primeiro dia para conhecer o lugar e achar a minha sala tranquilamente. Os potões abriram 1:30 da tarde e dez minutos depois eu já estava na minha sala, foi tudo muito tranquilo.

Não estudei nada para essas provas, então não devo ter ido super bem, mas também não fui mal. A única coisa que não gostei em relação a elaboração das provas é que as questões discursivas das matérias exatas dependiam muito de fórmulas que eu não decorei, mas tirando isso foi tudo super tranquilo.

O PISM serve para a UFJF que é a faculdade federal de Juiz de Fora. Os cursos lá são super conceituados e o PISM facilita, e muito, o ingresso na faculdade federal já que a matéria de cada prova é um terço da matéria dos outros vestibulares. Você pode ter acesso as provas antigas no site da faculdade e estudar resolvendo as provas, não precisa de cursinho nem nada, mas se tiver a oportunidade de fazer um cursinho acho super válido. Vou colocar o link do site da faculdade pra vocês terem mais informações sobe o PISM, principalmente quem vai cursar o primeiro ano do ensino médio em 2013. Quem é de outras cidades e tem interesse em fazer a prova, mas não te lugar para ficar pode dar uma pesquisada em repúblicas, que cobram bem mais barato que os hotéis, como fiquei na casa da minha vó não tive essa experiência, mas conversei com duas meninas que ficaram em repúblicas e elas pagaram uma média de 700 reais para ficar de domingo a terça-feira.

Acho que qualquer experiência com vestibular é válida e quanto mais opções você tiver melhor. Beijinhos

Bianca Riani

Site da UFJF: http://www.ufjf.br/portal/


Um comentário:

  1. Oi pessoal.
    Estudei na UFJF e é um ambiente muito legal. O campos da faculdade é muito lindo, um lago central, biblioteca em formato do 14-bis e os institutos (ciências exatas, biológicas,...) são em pontos distintos do campus. É bem grande e, na minha época, tinha um ônibus chamado PRETÃO (acreditem era todo preto) que circulava no campus para levar os alunos de um local a outro e também para o restaurante universitário(RU) que fica na parte mais alta.
    Juiz de Fora é um boa cidade, tranquila e com povo acolhedor, calor semelhante ao Rio no verão, mas refrescando um pouco à noite, e muuuuito frio no inverno, ficando mais frio ainda à noite.
    Um abraço
    Gláucio Riani

    ResponderExcluir