terça-feira, 9 de julho de 2013

Desafio dos 30 dias: semana 1 + dicas para ter o hábito da leitura

Oi meninas, tudo bem? Pra quem não sabe propus um desafio pra mim na semana passada que é: ler todos os dias durante os próximos 30 dias. O post que eu explico direitinho é esse AQUI. Bom, ontem fez uma semana e eu até consegui ler um livro inteirinho durante essa primeira semana. Tudo beeeem, era um livro fininho, vou fazer um post sobre ele pra essa semana, mas o importante é ter o hábito da leitura. Também tenho que confessar que não li nem na quinta e nem do sábado, mas tudo tem explicação rs na quinta eu cheguei tarde em casa e no sábado acabei dormindo fora e não estava com o meu livro. Tô perdoada, né? rs Vamos ver se consigo manter isso nas férias, vou viajar, mas  quando estiver mais próximo da viagem conto os detalhes, vou levar o livro que estiver lendo no momento e tentar manter o desafio!

Também dei uma pesquisada em dicas para ter o hábito da leitura e achei umas dicas bem legais no site da TodaTeen:
  1. Identifique o que você gosta: busque temas que te chamem a atenção. Esse é o passo inicial para que você possa desenvolver o hábito. Opções não faltam: romance, fantasia, biográfico, drama, aventura, autoajuda, religiosidade e muitos outros! 
  2. Tipos de texto: texto é sempre igual? Não! Existem histórias mais curtas, como por exemplo os contos, poemas e crônicas. 
  3. Visite uma biblioteca ou livraria: o “clima” é completamente diferente! Além disso, em bibliotecas municipais é possível emprestar livros, ou seja, não precisa nem gastar uma grana para cultivar o hábito! 
  4. Crie um espaço de leitura: pode ser onde você quiser! De preferência que seja bem iluminado, arejado e confortável. 
  5. Escute música: isso é opcional, eu por exemplo, não consigo ler com nenhum barulho próximo. Mas existem pessoas que adoram colocar uma musiquinha de background para deixar tudo ainda mais emocionante! 
  6. Escolha um horário: aproveite o tempinho que sobra em sua rotina. Hora do almoço, no caminho de ida e volta para casa, antes de dormir, nos intervalos das aulas, etc. 
  7. Converse sobre seus livros: você pode pedir sugestões a amigos, familiares e até professores sobre livros mais simples e que prenderão você na leitura. Além disso, trocar ideia com as amigas sobre aquele último romance TDB do Nicholas Sparks é superlegal! 
  8. Crie um blog: que tal criar um blog literário? Faça resenhas, críticas, avalie e crie uma rede de amigos interessados no mesmo tema! 
  9. Aposte nos famosos: procure saber quais são os livros mais vendidos atualmente, e também não se esqueça dos clássicos. 
Amei as dicas, vamos ver se funcionam pra mim né. Até o próximo post!

Bianca Riani

Nenhum comentário:

Postar um comentário