domingo, 2 de fevereiro de 2014

Dica de leitura: O Grande Gatsby

Assisti à quinta adaptação do filme O Grande Gatsby, estrelada por Leonardo DiCaprio, ano passado em meados de agosto e fiquei maravilhada com a história. Soube que o filme fora baseado em um clássico da literatura norte americana, que confesso, não conhecia (vergonha, pois estava no ano de vestibular, mas enfim) e o adicionei na minha lista infindável de "livros que quero ler um dia". 

Finalmente de férias, com tempo livre e a mente fresca, no início de janeiro passei na livraria e o comprei. Fiquei dias lendo suas orelhas, a biografia de Fitzgerald e admirando a capa verde fluorescente, postergando a leitura por puro doce. Até que o peguei de vez e li metade em uma madrugada e o restante na tarde do dia seguinte.  

O Grande Gatsby foi considerado pelo próprio F. Scott Fitzgerald o seu mais célebre romance, divisor de águas. Encontramos a perfeita recriação da atmosfera de bailes e boêmia dos anos 20 estadunidenses, os quais o escritor viveu ao lado de sua amada companheira, Zelda Sayre. Scott retrata com base crítica e várias metáforas, a vida da alta sociedade americana frequentadora de eventos banhados por glamour, exageros, bebidas e muito jazz.  
      
A história é narrada por Nick Carraway, um jovem comerciante do mercado de ações, que muda-se para um chalé simples em Long Island, tornando-se vizinho de Jay Gatsby, dono da maior e luxuosa mansão dos arredores. Certo dia, Nick é convidado para uma das magníficas festas que acontecem corriqueiramente na casa de Gatsby e os dois passam a se conhecer, tornando-se grandes amigos. Nick possui uma profunda admiração por Jay, que é deixada bem clara durante todo o livro.  

É revelado para Carraway que Gatsby e sua prima de segundo grau, Daisy, viveram um romance antes de esta se casar com Tom Buchanan, um atleta afortunado que a trai descaradamente. Nick, sabendo do mau caráter de Tom e do amor que Gatsby alimenta, resolve ajudá-lo acobertando o reencontro com Daisy. Assim, Daisy e Gatsby começam a ter um caso, relembrando os tempos que estiveram juntos e se dando conta de que nunca esqueceram um ao outro. 

O romance me envolveu por completo, me surpreendeu com seus acontecimentos e principalmente com seu final. A história me fez refletir mais uma vez sobre o significado da vida, sobre a superficialidade que nos rodeia, o valor das coisas, dos sentimentos e das pessoas. É uma leitura instigante. Também fiquei admirada com o fato de um livro publicado em 1925, ainda surtir um efeito desses. Fitzgerald foi sensacional.  

                                                       
O meu exemplar é da Leya Brasil e custa R$ 25,40 na Saraiva. Edições de outras editoras também estão disponíveis. O livro é muito fácil de ser encontrado, até em brechós. 


Ah, e sobre o filme, também recomendo. Achei a adaptação muito boa, fiel o mais possível ao livro e a trilha sonora bem escolhida. É um dos indicados ao Oscar 2014 de melhor figurino. Mantenho seu torrent no meu computador, caso queria ver pela terceira vez, o que é muito provável...


   
  
Ana Caroline Pimenta 




Um comentário:

  1. Esse também está na minha infinita lista de livros para ler, mas prometi não comprar mais nenhum livro até só ficar com 5 não lidos na estante!

    ResponderExcluir