quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Para passar de ano

Oi meninas, tudo bem? O post de hoje é sobre escola. Acho que final de ano é a pior parte do ano nas escolas, sempre tem um,duas ou mais matérias que você precisa de ponto ou vai ficar de recuperação, no meu caso são três (matemática, geografia sim, geografia no meu colégio é muuuuito difícil e ciências), então tenho que focar nessas matérias. Espero que as minhas dicas de estudo sejam boas pra vocês também e ajudem.

#dica1 não fique adiando. Se você sabe que a prova daquela matéria que você tem dificuldade está chegando comece a estudar logo, estudar só na véspera nunca é o suficiente.

#dica2 peça ajuda. Sempre tem algum amigo seu que é bom na matéria que você não é, então peça ajuda pra ele. Marque de estudar na biblioteca da escola.

#dica3 Vire amiga do professor. Com isso eu quero falar pra você não atrapalhar a aula, não ficar conversando durante a explicação, anotar o que ele fala que é importante e fazer os exercícios, um professor é muito mais gentil na correção da prova de um aluna que se dedica.

#dica4 tire todas as dúvidas. Nada de ficar com vergonha de fazer uma pergunta idiota, uma dúvida nunca é idiota, mostra que você está interessada em aprender.

Isso é o básico pra você entender a matéria, mas agora vamos falar de como você vai fazer pra estudar em casa. Bom, existem vários jeitos de estudar, cada pessoa tem que encontrar o que funciona melhor pra ela, mas eu vou dar algumas dicas minhas e outras que eu ouvi por ai.

#dica5 estudar fazendo resumo. Funciona super pra mim, tenho mania de fazer resumo de tudo, juro. Eu faço assim, primeiro eu leio a matéria toda, depois eu leio mais uma vez marcando o que é mais importante e depois eu pego o que eu marquei e monto um resuminho em uma folha de caderno. É como se você tivesse lido o texto 3 vezes e escrever ajuda a gravar a matéria, depois é só ler o seu resumo várias vezes.

#dica6 estudar escutando música. Faça uma playlist legal e fique ouvindo enquanto estuda. Tenho alguns amigos que estudam assim e falam que na hora da prova quando lembram das músicas lembram do que estavam lendo enquanto escutavam.

#dica7 estudar no computador. Funciona comigo, em algumas matérias (principalmente biologia), ao invés de estudar apenas pelo livro e caderno eu pego o tema da matéria e jogo no google, acho várias explicações, com palavras diferentes sobre a mesma coisa e acabo aprendendo sem esforço.

#dica8 estude em um lugar aonde nada nem ninguém vai te atrapalhar. Vale ir em uma livraria (aonde você também vai poder pesquisar), biblioteca ou a um café, o importante é que nesse lugar você consiga se concentrar e focar nos estudos.

#dica9 fazer alguns intervalos durante os estudos. A pior coisa do mundo é fica horas e horas sentada estudando, então entre um capítulo e outro da matéria que você estiver estudando, pare um pouquinho pra tomar uma água, comer alguma coisa ou passar no Facabook, mas nada de ficar horas e horas parada, assim você perde o iritmo de estudo que você estava antes.

#dica10 gravar a sua voz. Isso mesmo, pode ser com celular, você grava a sua voz falando a matéria e depois é só escutar mil e uma vezes.

Bom meninas, essas são as dicas que eu acho que vale tentar, mas é claro que cada um vai achar a que mais gosta e a que funciona mais pra você, espero que vocês tenham encontrado. Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário